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Os Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, além de reduzir os custos e aumentar a confiabilidade de inspeção.

São largamente utilizadas nos setores petróleo/petroquímico, químico, aeronáutico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico, papel e celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.

Os métodos mais usuais de END são: ensaio visual, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultra-som, radiografia (Raios X e Gama), correntes parasitas, análise de vibrações, termografia, emissão acústica, estanqueidade e análise de deformações.

A StelaParts Aviation está homologada pela ANAC para realizar os seguintes ensaios:

  • Partículas Magnéticas (Magnaflux)
  • Líquido Penetrante (Zyglo)
  • Ultrassom
  • Correntes Parasitas (Eddy Current)

O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é definido como o processo de soldagem a arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não consumível a base de tungstênio e a peça a ser soldada. A poça de fusão é protegida por um fluxo de gás inerte.

Vantagens:

  • Soldas de excelente qualidade
  • Acabamento do cordão de solda
  • Menor aquecimento da peça soldada
  • Baixa sensibilização à corrosão intergranular
  • Ausência de respingos

A StelaParts Aviation está apta a executar reparos de soldagem em peças aeronáuticas com emissão do SEGVÔO 003 - Certificado de Liberação Autorizada.

A StelaParts Aviation Ltda está homologada especificamente para o cumprimento completo da Service Instruction 1143B Lycoming em contrapesos do motor, que consiste de:

  • Desinstalação das buchas antigas;
  • Inspeção do contrapeso por Partículas Magnéticas (Magnaflux);
  • Instalação das buchas novas com ferramental Lycoming;
  • Retificação das buchas em dispositivo especial;
  • Verificação da retificação em diversos gabaritos Lycoming;
  • Medição da rugosidade das superfícies retificadas das buchas;
  • Re-inspeção do contrapeso por Partículas Magnéticas (Magnaflux);
  • Verificação do balanceamento do contrapeso;
  • Emissão do SEGVÔO 003.

Saiba mais sobre a importância do cumprimento da SI 1143B através dos documentos abaixo:

Nos processos de certificação de aeronaves civis o fabricante deve apresentar os cálculos de balanceamento para serem verificados. Se aprovados, passam a constar da documentação obrigatória da aeronave. Cada unidade produzida deve ser pesada e a informação constar em uma ficha de peso e balanceamento. Ao longo da vida, a cada modificação que altere o peso, como uma pintura nova, modificação de equipamentos a bordo ou alteração da fuselagem, uma nova ficha deve ser produzida.

Para quem pilota, é importante entender como se calcula o balanceamento de sua aeronave. Se bem realizado, a aeronave voa mais rápido, consome menos e diante de uma situação de estol, a recuperação será mais fácil.

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